Skip to content

O Segurado Facultativo

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1O Que É O Segurado Facultativo?

É aquele que não está trabalhando de forma remunerada e deseja ter proteção previdenciária. O enquadramento como contribuinte facultativo só é possível a partir dos 16 anos e que não esteja exercendo atividade remunerada que o faça ser um segurado obrigatório do RGPS (Regime Próprio de Previdência Social).

2Quais São Os Direitos Do Segurado Facultativo?

Quais são os direitos de um contribuinte facultativo?
Aposentadoria por idade (rural e urbana)
Aposentadoria por invalidez.
Auxílio-doença.
Auxílio-reclusão (urbano e rural)
Salário-maternidade.

3Quem É Segurado Facultativo Do Inss?

O segurado facultativo é a pessoa que não exerce atividade remunerada, mas opta por pagar o INSS para garantir benefícios como auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade.

4Qual O Tempo De Graça Do Segurado Facultativo?

Já os segurados facultativos têm 6 meses de período de graça após pagar o seu último recolhimento. Há uma outra situação específica: as pessoas que ingressaram no serviço militar com qualidade de segurado terão 3 meses de período de graça após encerrar este vínculo.

5Quem Paga Inss Facultativo Tem Direito A Quê?

Outros benefícios previdenciários que tem direito o contribuinte facultativo 1406 são aposentadorias por invalidez, auxílio doença, auxílio reclusão e salário maternidade.

6Quais São Os Benefícios Do Segurado Facultativo?

O segurado facultativo é a pessoa que não exerce atividade remunerada, mas opta por pagar o INSS para garantir benefícios como auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade e pensão para os dependentes.
RELACIONADO:  Franquia Seguro Habitação Simulação