Skip to content

Empréstimos E Financiamentos

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1O Que São Empréstimos E Financiamentos?

Finalidade. Enquanto no empréstimo o indivíduo ou a empresa podem gastar o dinheiro como quiserem, no financiamento a quantia tomada deve ter uma destinação específica — como compra de casa, aquisição de automóvel, etc.

2É Melhor Fazer Um Empréstimo Ou Financiamento?

Uma compra de alto valor, como um carro ou casa, exigirá que você reúna muito mais dinheiro e, nesse caso, o financiamento é a alternativa mais viável. Por outro lado, se o seu desejo é resolver uma situação de emergência, o empréstimo pode ser mais interessante.

3Qual A Definição De Empréstimos?

Em resumo, o empréstimo é um valor que o banco ou instituição financeira disponibiliza para você por um determinado período. Basicamente, toda vez que você solicita crédito, seja um financiamento ou até mesmo um cartão de crédito, está realizando um tipo de empréstimo.

4O Que É Empréstimo Na Contabilidade?

Por outro lado, os empréstimos são concessões de crédito em espécie, sem vinculação específica, muito embora conste do contrato a finalidade do mesmo. O registro contábil deve ser efetuado quando a empresa receber os recursos, o que muitas vezes coincide com a data do contrato.

5É Melhor Financiar Ou Fazer Empréstimo?

Vale a pena destacar que o empréstimo tem uma taxa de juros maior do que a do financiamento. Isso acontece devido ao maior risco de inadimplência e, também, pela flexibilidade concedida ao consumidor. Como não é preciso explicar a destinação do dinheiro, há uma incerteza maior de que o pagamento será devidamente feito.

6O Que É Mais Barato Empréstimo Ou Financiamento?

A maioria das vezes, será mais conveniente fazer diretamente o financiamento de veículo, uma vez que você já escolhe, desde o começo, a marca, o modelo, e as condições ficam pactuadas com o banco ou financeira. Além do mais, é mais provável que as taxas de juros sejam mais baixas do que com os empréstimos pessoais.

7Qual É A Diferença Entre Empréstimo E Financiamento?

Em um financiamento, o valor liberado é encaminhado direto para quem fez a venda. Já no empréstimo, o dinheiro é entregue para quem pediu o crédito. Além disso, os prazos de pagamento entre as duas modalidades também é diferente. Quando pedir um empréstimo é preciso lembrar que o pagamento é de curto e médio prazo.

8Quando Vale A Pena Fazer Um Empréstimo?

Quando há uma oportunidade de compra ou investimento

RELACIONADO:  Fazer Cartao De Credito Itau Para Negativado

Em cenários como esses, o empréstimo pessoal pode valer a pena, dado que a compra gera benefícios a longo prazo e pode até mesmo proporcionar a valorização do bem.