Skip to content

Empréstimo De Empresa A Funcionário

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1Como A Empresa Pode Emprestar Dinheiro Ao Empregado?

Não há previsão na legislação trabalhista que impeça concessão de empréstimos aos empregados. No entanto, a concessão dependerá da liberdade do empregador, da disposição no regulamento interno da empresa ou documento coletivo de trabalho da respectiva categoria profissional (acordo, convenção).

2Pode Descontar Empréstimo De Funcionário?

Na rescisão, empresa não pode descontar empréstimo tomado pelo trabalhador. Uma dívida entre empregado e empresa não pode ser descontada da verba rescisória. O entendimento é da 6ª Turma do TST.

3Como Funciona O Empréstimo De Uma Empresa?

A contratação do empréstimo pode ser feita diretamente em instituições financeiras, ou seja, nos bancos. Geralmente, o empréstimo para empresas serve para o custeio de algum investimento, como compra de uma máquina nova, ou para o pagamento de contas, quando a empresa não possui o dinheiro necessário em caixa.

4Como Pedir Um Empréstimo De Dinheiro A Empresa?

Veja 6 dicas para pedir empréstimo para empresa
1
Faça uma análise do saldo devedor.
2
Defina qual melhor modalidade de crédito.
3

5Pode Descontar Empréstimo Do Salário?

São lícitos os descontos de empréstimos bancários comuns em conta corrente usada para recebimento de salário, desde que previamente autorizados. Nesses casos, não se aplica o limite de 30% sobre o valor dos vencimentos do contratante, como ocorre no caso de empréstimo consignado.

6Como Funciona Empréstimo Descontado Em Folha?

O empréstimo com desconto em folha é uma opção de crédito que não exige que o indivíduo pague por um boleto ou cheque todos os meses. Dessa maneira, o esquecimento ou gastos inesperados não serão um problema, já que as parcelas serão descontadas automáticamente pelo banco.

7Quando A Empresa Pode Descontar De Empréstimo Na Rescisão?

EMPRÉSTIMO EM FOLHA SÓ PODE SER QUITADO NA RESCISÃO COM AVAL DO EMPREGADO. A empresa, ao dispensar o empregado, somente pode quitar valores de empréstimos pessoais com desconto em folha, se autorizada por ele. Caso contrário, o desconto é ilegal.

8Como Fica O Empréstimo Consignado Quando O Funcionário É Demitido?

Por lei, quando um funcionário é demitido, as parcelas do consignado podem ser cobradas diretamente na conta do trabalhador ou por meio de boletos bancários. A forma de pagamento varia de acordo com as condições estabelecidas no contrato assinado durante a solicitação do empréstimo.