Skip to content

Empréstimo Bancario Retenção De Liquidos

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1O Que Significa Empréstimo Bancário Retencao?

Quando uma instituição financeira retém acima de 30% dos vencimentos ou dos proventos do consumidor, com o fim de pagar limite de cheque especial, créditos rotativos, empréstimos ou outras operações financeiras, está comprometendo a satisfação das necessidades básicas da pessoa e de seus dependentes.

2Quando O Banco Pode Descontar Dívidas Da Conta Corrente?

A única maneira de debitar o valor de dívidas diretamente da conta de um cliente de um banco, seja por estar devendo o cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo, é se a pessoa fizer uma autorização por escrito.

3Quanto O Banco Pode Reter Meu Salário?

Banco pode reter, no máximo, 30% do salário de cliente para cobrança de dívida. É inadmissível a restrição integral do salário na conta-corrente, com a finalidade de cobrir saldo devedor de contratos bancários de correntistas.

4Pode Ser Descontado Empréstimo De Conta Salário?

​O banco detentor da conta salário somente poderá realizar o desconto das prestações de empréstimos e financiamentos diretamente na conta-salário se houver autorização, prévia e formal, dada pelo empregado, limitado ao 30% do valor recebido mensalmente.

5Como Fazer Para O Banco Não Descontar Dívida Da Conta Corrente?

O banco não pode descontar dívidas da conta corrente de pessoas jurídicas ou físicas, pois há proteção de sigilo bancário, que é inviolável. Porém, existe uma exceção, que é por meio de ordem judicial. Em geral, portanto, a instituição bancária não está autorizada a fazer movimentações em sua conta.

6O Que O Banco Pode Descontar Da Conta Corrente?

Nesse caso, de forma alguma o banco credor poderá retirar o dinheiro de outro banco, pois essa é uma prática totalmente ilegal. A única forma de um banco retirar o dinheiro depositado em outra conta bancária para quitar dívidas, é em caso de uma ação judicial, que autoriza o bloqueio dos bens do devedor.

7Estou Devendo O Banco Ele Pode Descontar Do Meu Salário?

A instituição só pode descontar o total ou parte do valor da dívida em conta-corrente caso o cliente autorize formalmente, o que não pode estar descrito no contrato de abertura, visto que a conta salário é impenhorável.