Skip to content

Desconto Emprestimo Clt

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1Pode Descontar Empréstimo De Funcionário?

Na rescisão, empresa não pode descontar empréstimo tomado pelo trabalhador. Uma dívida entre empregado e empresa não pode ser descontada da verba rescisória. O entendimento é da 6ª Turma do TST.

2O Que Pode Ser Descontado Na Clt?

Conforme a CLT existem 2 descontos que são obrigatórios ao trabalhador sendo o pagamento da contribuição ao INSS e o desconto do Imposto de Renda de Pessoa Física.

3O Que Significa Empréstimo Clt?

O crédito consignado privado, como o próprio nome sugere, é exclusivo para funcionários de empresas privadas, que trabalham sob o regime CLT. Por meio de um convênio que a empresa faz com um agente financeiro, é possível contratar o crédito e usufruir das taxas de juros reduzidas.

4Qual É O Limite Para Desconto De Empréstimo Em Rescisão?

Na questão envolvendo pedido de demissão ou demissão por justa causa, a situação é a mesma, ou seja, o trabalhador terá que arcar com a dívida e a empresa poderá descontar o valor de até 30% das verbas rescisórias. “Para a instituição bancária que é a credora do empréstimo isso não faz diferença.

5O Que É Descontado De Um Salário Clt?

Quais os descontos salariais previstos por lei? Os descontos obrigatórios previstos em lei que incidem sobre o salário bruto e também sobre outros vencimentos, como gratificação por função e hora extra, são dois, sendo eles o INSS e o IRRF.

6O Que Não Pode Descontar Do Funcionário?

Descontos ilegais por falta de autorização
Adiantamento de salário;
Acordo coletivo (consultar o sindicato da categoria);
Descontos obrigatórios (IR e INSS);
Descontos autorizados pelo trabalhador;
Até 70% do valor do salário para compensar bens e serviços pagos diretamente pelo patrão/empresa, com previsão legal.

7O Que É Permitido Descontar Em Folha De Pagamento?

Os principais são INSS e IRRF, mas também podem ser abatidos descontos por atrasos ou faltas e de benefícios como o vale-transporte.

8O Que O Empregador Pode Descontar Do Empregado?

Transporte: O auxílio-transporte, ou vale transporte, é descontado caso o trabalhador precise de uma ajuda financeira para se deslocar ao trabalho. Neste caso, a empresa pode descontar até 6% do salário. Alimentação: As empresas podem descontar até 20% do valor do benefício concedido do salário do trabalhador.