Skip to content

Conta Corrente Caucionada Contabilização

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1O Que É Uma Conta Corrente Caucionada?

O que é uma Conta Corrente Caucionada

É uma forma de financiamento a curto prazo que permite gerir eventuais insuficiências de tesouraria. A conta caucionada trata-se da atribuição de um crédito de tesouraria, acordado entre a empresa e uma instituição bancária.

2O Que É Conta Garantida Na Contabilidade?

A conta garantida é definida pelas instituições financeiras, em especial o Banco Central do Brasil, como uma conta de empréstimo, sem qualquer ligação com a conta corrente normal do solicitante, para a qual é fixado limite de crédito para utilização rotativa, saques, sendo muito utilizada pelas empresas que precisam …

3O Que Seria Uma Conta Garantida?

A conta garantida é um conceito mais simples do que se pensa. Ela representa uma conta bancária feita exclusivamente para obtenção de crédito para sua empresa. Dessa forma, quando dizemos que um empreendedor utiliza esse recurso em pauta, significa que, além da conta-corrente comum da empresa, ele usa uma extra.

4Como Se Contabiliza Uma Conta Garantida?

Não há necessidade de contabilizar o valor da conta garantida no valor de R$ 100.000,00. O valor utilizado poderá ser contabilizado diretamente no passivo circulante, a título de empréstimos bancários-cta garantida, a débito da conta Bancos-Cm.

5Quais As Características De Uma Conta Garantida?

A Conta Garantida é uma modalidade de Capital de Giro a curto prazo, onde há um crédito rotativo específico com um limite máximo pré-estabelecido e disponível para saque, semelhante a um cheque especial. Basicamente, é um contrato de abertura de crédito que o banco concede à empresa.

6O Que É Limite Conta Garantida?

Limite de crédito para suprimento de necessidades imediatas do fluxo de caixa, liberado de uma só vez ou parceladamente, destinado a pessoas jurídicas do setor industrial, comercial e de prestação de serviços, com cadastro atualizado.