Skip to content

Coima Por Falta De Seguro Automóvel

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1O Que Acontece Se Não Pagar O Seguro Automóvel?

Se eu não pagar a seguradora, o que acontece? Você perde a cobertura e seu seguro é cancelado. A falta de pagamento pode fazer com que todo o dinheiro investido na cobertura até então seja perdido junto com a validade/proteção do serviço.

2Quanto Tempo Pode Atrasar O Seguro?

Unicamente correrá o risco de perder as coberturas quando o atraso for maior a 60 dias. A única exceção será a primeira parcela, que deve ser paga no prazo correspondente. O seu seguro não pode ser totalmente cancelado por falta de pagamento de duas parcelas. No entanto, a seguradora pode negar a indenização.

3Porque A Seguradora Recusa A Fazer O Seguro?

Os casos mais comuns de recusa acontecem para motoristas com habilitação suspensa, histórico de inadimplência e até mesmo um alto índice de sinistro. Quem tem, ou já teve, processos administrativos e/ou judiciais por dirigir embriagado, também costuma ser recusado.

4Quando A Seguradora Pode Negar?

Conheça os motivos que podem levar uma seguradora a se recusar fazer o seguro do seu carro. Chassi remarcado, documentação irregular, idade do carro, não aprovação na vistoria, segurado com carteira suspensa.

5Quantos Dias Posso Atrasar O Pagamento Do Seguro?

Por um atraso de 10 dias no pagamento do seguro a seguradora não pode se recusar a pagar a indenização. Se a perda ocasionada foi parcial, você tem o direito de receber o equivalente aos danos causados, desde que o valor dos mesmos não supere o valor total da apólice.

6O Que Acontece Se Eu Atrasar A Parcela Do Seguro?

Na hipótese de você não pagar uma ou mais parcelas do seguro, a vigência da sua apólice será reduzida e, consequentemente, a cobertura do seu seguro também. A redução de vigência por inadimplência é calculada segundo a Tabela de Prazo Curto, que consta nas Condições Gerais de todos os seguros.

7Quando O Seguro Deixa De Valer?

As seguradoras podem tomar essa atitude baseada em dois únicos motivos. São eles: a falta de pagamento pelo segurado ou um caso de perda total do veículo. Quando o cancelamento de seguro de carro acontece por falta de pagamento, o segurado fica sem ter direito às coberturas e serviços contratados.

8Como Funciona A Tabela De Prazo Curto?

A tabela de curto prazo existe para identificar o valor pago pelo seguro de acordo com os dias de cobertura atendidos. Ou seja, ela mostra qual o percentual do preço total da apólice foi utilizado em casa um dos períodos de dias.