Skip to content

Carta De Emprestimo E Responsabilidades Familiares Fallecidos

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1Como Fica O Empréstimo Pessoal Em Caso De Falecimento?

Quando a pessoa morre o empréstimo é quitado

O valor das dívidas pode ser quitado pelo patrimônio deixado (espólio), pela herança deixada aos herdeiros ou ainda pelo seguro prestamista. Alternativas e condições de pagamento podem ser negociadas diretamente com o banco.

2Quando Os Herdeiros Passam A Responder Pelas Dívidas Do Falecido?

Art. 796. O espólio responde pelas dívidas do falecido, mas, feita a partilha, cada herdeiro responde por elas dentro das forças da herança e na proporção da parte que lhe coube.

3Quando O Falecido Não Deixou Herança As Dívidas Recaem Sobre Os Herdeiros?

Se o falecido não deixou herança, então seus herdeiros não respondem pelo pagamento da dívida. Sendo assim, na hora de fazer a fazer a cobrança de dívidas de pessoa falecida, lembre-se que a dívida não passa para os herdeiros. Afinal, quem paga as dívidas do falecido é a herança deixada por ele.

4Sou Obrigado A Pagar Dívidas Dos Meus Pais?

“A dívida é herdada no limite do patrimônio da herança. O herdeiro nunca precisará quitar as contas do falecido com seus bens pessoais. Caso a dívida exceda o valor do patrimônio, a parte restante não será paga e nem poderá ser cobrada do herdeiro”.

5Em Qual Momento Os Herdeiros Do Falecido Responderão Pelas Dívidas Do Falecido?

Os herdeiros têm responsabilidade sobre as dívidas do falecido até o limite da herança. A cobrança pode se dar durante o inventário ou após a partilha. Em cada caso, as consequências são particulares.

6Quando A Dívida Passa Para Os Herdeiros?

Obrigações são tudo aquilo que a empresa ou pessoa deve pagar a um credor, que vendeu/emprestou determinado bem ou valor. Assim fica muito mais fácil entender quem paga a dívida que ficou. Ela nunca será quitada pelos seus herdeiros e sim através do patrimônio do falecido, de forma proporcional ao montante devido.

7O Que Acontece Se Não Colocar As Dívidas No Inventário?

Não havendo dinheiro para saldar as dívidas do espólio, se faz a penhora dos bens para que se levantem os valores por meio de praça ou leilão.