Skip to content

Características Do Cupim

⌚️ Got only 60 seconds?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1Quais são as características do cupim?

Características do cupim Podem ou não ter asas (ápteros ou alados), sua cabeça apresenta formatos variados, possuem ocelos, antenas e aparelho bucal mastigador, além de um volumoso abdômen.

2Como é o corpo do cupim?

Morfologia – como é o corpo de um cupim Antenas moniliformes; Aparelho bucal mastigador; Dois pares de asas membranosas que possuem uma sutura basal (por isso as asas se soltam após a revoada); Abdome volumoso e séssil com 10 segmentos.

3Como os cupins agem?

Com mandíbulas fortes, o cupim consegue perfurar paredes de alvenaria para chegar até o alimento. Ele vai do chão ao forro de madeira, passando também pelos “caixões perdidos” das lajes. Ou seja, pode infestar um prédio antes mesmo de a construção ficar pronta.

4Como saber se é cupim?

Estude os tipos diferentes de cupins..
– Cupins alados (reprodutores) são marrons-escuros ou pretos e são os mais comuns.
– Cupins operários não têm asas, mas têm seis patas e as mesmas antenas e podem ter o corpo branco ou translúcido.
– Cupins soldados não têm asas e são marrons.

5Qual a diferença entre cupins e brocas?

A diferença está na granulometria, o cupim tem o pó granulado e a broca tem o pó fino. Embora não tenham colônias muito numerosas, um ataque pode causar sérios prejuízos, uma vez que o mesmo, em geral, se é detectado quando as partes internas de uma peça estão em adiantado estado de destruição.

6O que os cupins se alimentam?

Cupins podem comer madeira viva, morta ou raízes de plantas, mas não comem concreto. Cupins subterrâneos frequentemente se utilizam das falhas nas estruturas de concreto de prédios e casas como caminhos para alcançar o alimento, dando a impressão que fazem os buracos no mesmo.

RELACIONADO:  Percevejo De Colchão Como Matar?

7Como é uma larva de cupim?

As larvas de cupins parecem uma versão menor das operárias e das ninfas; elas têm cabeça, pernas e antenas segmentadas. As de formigas parecem lagartas: não têm pernas ou olhos, nem parecem ter uma cabeça segmentada. Além disso, tem o corpo todo coberto de pelos.

8O que acontece quando o cupim morde?

NÃO! Os cupins não mordem pessoas. Os soldados de uma colônia até possuem a capacidade de morder humanos, mas os cupins não vão picar pessoas. Porém, se forem incomodados por outros insetos, com certeza vão atacá-los para proteger a colônia.

9Quando cupim cria asas?

Quando uma colônia de cupins chega a um certo tamanho (uma colônia madura – que pode levar de 3 a 5 anos), eles começam a produzir os alados (também conhecidos como: cupins voadores, aleluia ou siriri), ou formas aladas.

10Quanto tempo o cupim fica na madeira?

Após a reprodução, o cupim perde as suas asas e parte para encontrar um lugar seguro e com alimento em abundância para começar a sua colônia. Só depois de alguns anos, cerca de 2 a 3 anos, você irá perceber a presença do cupim de madeira seca em móveis ou qualquer outro objeto que contenha celulose.

RELACIONADO:  Preço De Um Maltes

11O que cupim gosta?

Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis. “São insetos sociais, assim como as abelhas e formigas.

12Quanto tempo dura o veneno de cupim?

A eficácia do controle de cupins e brocas é de até um ano.

13Como encontrar um ninho de cupim?

Estes ninhos podem ser encontrados em sótãos, porões, ou mesmo no interior do solo das imediações das construções. É muito simples distinguir se uma determinada infestação é causada por cupins que nidificam dentro da madeira ou por aqueles que nidificam em ninhos independentes.

14Como identificar um cupim ou formiga?

As formigas, no geral, têm uma cintura estreita, bem marcada, semelhante a uma ampulheta. Os cupins, no entanto, têm uma cintura mais uniforme e possuem corpo mole, sem qualquer armadura. A cintura deste inseto não apresenta nenhum afunilamento, é larga e se estende até o tórax.

15O que é bom para matar o cupim?

O vinagre pode ser usado puro ou diluído em água, numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água). Ele mata os cupins e previne a chegada de outros para recolonizar o local. Uma dica é fazer aplicações repetidas.