Skip to content

Ação De Cobrança Empréstimo De Dinheiro Entre Particulares

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1Qual Ação Para Cobrar Dinheiro Emprestado?

Em caso de discussão levada à Justiça, o credor precisa de uma prova. Pois na Justiça, entra-se com uma ação monitória, que é uma ação de cobrança com base em um documento. Para a declaração de Imposto de Renda (IR), casos de empréstimos de valores altos, a formalização se torna ainda mais importante.

2Como Processar Uma Pessoa Por Falta De Pagamento?

Então, nesse caso, basta apresentar o contrato como ação judicial, por meio de um advogado, que logo será iniciada a busca de valores ou de bens do seu devedor. No entanto, se o contrato não possui a assinatura de duas testemunhas não se preocupe! Há também a possibilidade de cobrança desse título na via judicial.

3Como Cobrar Dinheiro De Forma Legal?

Para cobrar uma pessoa caloteira, você deve optar por uma das duas vias: extrajudicial ou judicial. Cada opção tem suas particularidades, entretanto para surtir efeitos como penhora e outras medidas, é necessário optar pela via judicial.

4Pode Emprestar Dinheiro E Cobrar Juros?

Quando resolvemos emprestar dinheiro para alguém próximo e praticar a cobrança de juros, as taxas na transação não podem ser abusivas, ou seja, acima do que a lei permitiu previamente. Se isso acontecer, toda a ação se enquadrará como crime de usura pecuniária ou real, ou seja, agiotagem.

5O Que Posso Fazer Quando Uma Pessoa Te Deve E Não Paga?

Nessas situações, basta que o comerciante entre com uma ação visando advertir o devedor sobre o débito pendente. Isso pode ser feito por meio de uma ação monitória e ela deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo. prazo para dar entrada em uma ação monitória é de até cinco anos.

6É Crime Ficar Devendo?

A cobrança de dívidas é um direito do credor, mas deve respeitar os limites da Lei. Deve o credor sempre buscar satisfazer seus créditos com responsabilidade, evitando a exposição do devedor a eventuais situações vexatórias perante familiares e sociedade em geral.

7Como Cobrar Dívida De Amigo Na Justiça?

Para cobrar uma dívida judicialmente é preciso ter a documentação em mãos e ingressar com um processo de cobrança, assim você poderá receber os valores na justiça e com juros e correção monetária. O devedor será intimado para pagar os valores e você poderá receber os valores.

8Como Fazer Uma Pessoa Te Pagar O Que Deve?

Corte a folha de papel em sete pedaços, escreva o nome da pessoa que te deve em cada um e, embaixo do nome, escreva: “Ele tem que pagar o que me deve, é meu direito”. Depois coloque os papeis dentro do pote junto com os feijões. Após o ritual, mantenha a fé e mentalize que a pessoa te pagará em breve.