Skip to content

A Seguradora Pode Cobrar A Franquia Do Culpado

⌚️ Tem apenas 60 segundos?
Nós sabemos o quão precioso é o tempo, nem todos gostam de ler longos artigos, como tal, recomendamos que veja o video seguinte, contudo, se precisar de informação mais pormenorizada, pode continuar a ler o nosso artigo.

Perguntas Frequentes

1Como A Seguradora Cobra O Culpado?

A questão é que a seguradora também pode cobrar a pessoa pelos prejuízos causados. O artigo 786 do Código Civil regulamenta essa prática. Isso quer dizer que o responsável pelo acidente paga pelos prejuízos causados. A seguradora nesse caso, ao acionar a pessoa pedirá o ressarcimento dos valores pagos por ela.

2Quanto Tempo A Seguradora Tem Para Cobrar O Culpado?

Agora que você sabe que quem deve pagar a franquia do seguro é o segurado, na maioria dos casos, então é preciso avaliar se vale a pena abrir um chamado de sinistro na sua seguradora. Faça algumas considerações antes de pagar a franquia do seu seguro para não ter ainda mais prejuízos financeiros.

3O Que Acontece Se Mentir Para Seguradora?

O direito sobre a pretensão de ressarcimento dos prejuízos (“reparação civil”) é repassado do segurado à seguradora e esta tem até 3 anos para buscar esses valores junto ao causador mediante negociação amigável ou processo judicial.

4De Quem É A Obrigação De Pagar A Franquia?

Quem é responsável por pagar a franquia? A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro. Mas, e se ele não foi o causador do acidente? Se a outra pessoa tiver um seguro contra terceiros, pode acionar a seguradora dele para que pague os prejuízos.

5Como É Feito O Pagamento Da Franquia?

Normalmente, a taxa de franquia é paga uma vez, na assinatura do contrato, e também na renovação do contrato. Há pelo menos duas outras taxas que o franqueado costumará pagar para a franqueadora – só que de forma periódica, geralmente a cada mês.

6Quem Recebe A Franquia?

Esse valor só é considerado em situações onde o segurado é responsável pelo dano, como quando ele bate o veículo e a seguradora prova que a culpa foi dele. Nesse caso, o segurado precisa pagar parte do conserto do veículo e esse pagamento parcial é chamado de franquia.

7O Que Acontece Se Não Pagar A Franquia?

Os danos superam 75% do valor do veículo e por isso o sinistro integral precisa ser acionado. Apesar de muitos motoristas acreditarem que ao pagar a franquia do seguro estarão cobrindo os danos a terceiros, na verdade, não é possível usar a própria franquia para reparar os danos de outros motoristas envolvidos.